Contagem dos anos de vida dos gatos

A contagem dos anos de vida dos gatos é parecida com a dos cachorros, ou seja, os gatos também possuem ciclos de vida bem menores do que os seres humanos.

Continue lendo esta dica da Pet Mais Vida, pois iremos explicar como calcular a idade dos nossos queridos felinos, para que você saiba quantos anos vive um gato.

Tempo cronológico dos gatos

Converter os anos de um gato em “anos humanos” não é tão simples quanto usar um fator de 7 (como algumas pessoas pensam erroneamente com cães e, as vezes, com gatos). A principal razão é que os gatos amadurecem muito rapidamente nos primeiros dois anos de vida. Para converter a idade do gato a uma idade equivalente ao homem, um método mais aceito é contar 15 anos para o primeiro ano de vida e 10 anos para o segundo ano de vida. Depois disso, adiciona se 4 anos para cada ano do gato. Isto significa que quando o gato tiver dois anos de idade ele amadureceu aproximadamente o mesmo que um ser humano de 25 anos.

Assim, você poderá calcular a idade fisiológica real do seu gato e entender como se dá o processo de amadurecimento e envelhecimento, entendendo as limitações e prevendo os cuidados necessários conforme o seu bichano envelhece. Pessoas e animais mais velhos requerem mais cuidados e visitas médicas mais frequentes. Você deve planejar isso com o seu Veterinário, fazendo os ajustes necessários à dieta e aos cuidados médicos.

Dessa forma podemos calcular e resumir a “idade humana” do seu gato da seguinte forma:

Filhote de 1 mês de idade = um bebê de 6 meses de idade humana

Filhote de 3 meses de idade = criança de 4 anos de idade

Filhote de 6 meses de idade = 10 anos humanos

Filhote de 8 meses de idade = humano de 15 anos de idade

Um gato de 1 ano de idade, alcançou a idade adulta, o equivalente a 18 anos humanos

2 anos = 24 anos humanos de gato

4 anos = 35 anos humanos de gato

6 anos= 42 anos humanos de gato

8 anos = 50 anos humanos de gato

10 anos = 60 anos humanos de gato

12 anos = 70 anos humanos de gato

14 anos = 80 anos humanos de gato

16 anos = 84 anos humanos de gato e assim por diante.

Gato pequeno

Um gato é considerado filhote desde o seu nascimento e até um ano de vida. Os gatos pequenos são especialmente frágeis e vulneráveis e não devem expor-se ao exterior até terem em dia o calendário de vacinação felino, principalmente para evitar o contágio de qualquer doença.

Nesta etapa começa a socialização e precisam de cuidados muito específicos para conseguirem sobreviver. Entre eles podemos mencionar a alimentação, a temperatura ou a gestão do esfíncter. No final desta etapa é quando devemos começar a ensinar ao nosso gato a utilizar o arranhados e a caixa de areia.

Gato adulto

Os gatos adultos são aqueles que se encontram entre um ano e os setes anos de idade. Nesta etapa o gato já superou o processo de socialização e começa a maturidade sexual, que podem envolver a marcação de território e o primeiro cio de uma gata.

Este é o momento perfeito para planejar a esterilização, algo que devemos consultar com o nosso veterinário de confiança. O gato adulto, embora possa continuar brincalhão, começa a ter um comportamento mais estável.

Gato idoso

Os gatos idosos costumam mostrar um estilo de vida muito mais relaxado. Estima-se que cheguem a esta etapa com sete ou oito ano, ainda assim, superando esta idade alguns podem parecer muito jovens e ser ativos, dependerá de cada gato. No entanto, os gatos idosos passam mais horas dormindo, repousando e costumam começar a sofrer doenças típicas da idade como a perda de visão, problemas renais, dor muscular…

É muito importante saber bem os cuidados do gato idoso, uma vez que necessitará de uma alimentação específica, um lugar confortável onde dormir, entre outros cuidados.

5 respostas
  1. jamerson de moura chaves
    jamerson de moura chaves says:

    gostaria de parabenizar a Drª Helena da Pet Creche Marley e Léo, pelos excelentes trabalhos desenvolvidos por ela, em prol dos animais.
    Paçoca Chaves cliente da Drª Helena agradece os carinhos e mimos.

    Responder
  2. jamerson de moura chaves
    jamerson de moura chaves says:

    Gostaria de deixar aqui, registrado minha satisfação com o plano Pet + vida, lá vc poderá encontrar excelente planos que caibam no seu bolso, e além disso deixa seu animal de estimação amparado nos momentos mais difíceis.
    Parabéns Ana do Pet + vida. continue levando esses planos ao conhecimento das famílias de todos os cantos.
    Assim podendo agrega mais e mais anjinhos aos cuidados de vocês.

    Responder

Deixe uma resposta

Deseja participar?
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *