Benefícios da castração
Os veterinários afirmam que a castração é a maneira mais eficaz e segura de prevenir várias doenças, além de auxiliar no controle populacional de cães e gatos.
O que é a castração?
A castração é um procedimento cirúrgico que implica na remoção do útero e ovários em fêmeas (ovariohisterectomia), e a retirada dos testículos em machos (orquiectomia). A castração agrega diversas vantagens, como evitar a reprodução desordenada dos Pets e a prevenção à ocorrência de doenças, como tumores no aparelho reprodutivo, preservando a saúde do animal.
Porque devemos castrar as fêmeas?
- Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
- Evita o cancro nas glândulas mamárias na fase adulta;
- Evita Piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas;
- Evita as “gravidezes psicológicas” e suas consequências como infecção das tetas;
- Evita cios;
- Evita o aumento do número de animais de rua;
Uma cadela consegue gerar de 10 a 15 crias e, se seus descendentes continuarem a se reproduzir, podem atingir o número de 64 mil nascimentos em seis anos! Esse contingente ainda é maior se forem felinos. Assim, continua a aumentar a população de animais que podem, em muitos casos, ser abandonados. Além de passarem fome, frio e serem vítimas de maus-tratos, também influenciam na disseminação de doenças.
Uma fêmea que é castrada antes do primeiro período fértil (cio) tem chances de diminuir o desenvolvimento do tumor de mama (uma vez que alguns tipos desta doença dependem da existência de hormônio produzido pelos ovários) em até 99%. Evitam também a ocorrência de outras doenças como a infecção uterina (piometra), o tumor de ovário ou de útero e a gravidez psicológica.
Porque devemos castrar os machos?
- Evita o aumento do número de animais de rua;
- Evita o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas;
- Evita a marcação do território (xixi fora do lugar);
- Evita a agressividade motivada por excitação sexual constante;
- Evita tumores testiculares;
- Evita fugas.
Em machos, a remoção dos testículos na juventude pode trazer diversos benefícios, como evitar o desenvolvimento de um tumor de próstata, a presença de hérnias perineais e diminuir riscos do Pet contrair TVT (tumor venéreo transmissível), uma vez que sem o estímulo hormonal, ele perde a libido e não irá mais acasalar.
Converse com o veterinário e tome a decisão mais recomendada para o seu pet!
Deixe uma resposta
Deseja participar?Sinta-se livre para contribuir